Como fazer Carne de Glúten

Sei que muita gente não gosta da carne de glutén. Sabe que eu até não condeno porque realmente a maioria das pessoas que fazem não conseguem dar um aspecto agradável.

Primeio pelo que já falei aqui: a carne de animais o povo tempera, deixa marinando e a carne de glutén apenas cozinham na água (às vezes com um pouco de molho de soja) e sal.  Qualquer coisa fica horrível sem tempero. Segunda coisa é que tem vezes que o glutén fica parecendo uma esponja. Isso porque não foi feito da maneira exatamente correta e, nesse caso, fica horrível mesmo.

Vocês já devem ter desanimado, mas digo que o negócio é super simples e fica delicioso. Sério mesmo. Eu aprendi na raça também e finalmente consegui dar a cara e gosto que eu queria.

Existem duas maneiras de fazer a carne de glutén. A primeira é com a farinha própria para isso que vende em casa de produtos naturais. A segunda é com a prórpia farinha de trigo mesmo. Hoje vou mostrar essa primeira forma que é bem simples e dá super certo. Outro dia eu posto a segunda forma.

Anota ai:

  • 1 pacotinho pequeno de farinha de glúten
  • 2 xícaras de água (mais para cozinhar)
  • temperos variados como cebola, alho, limão…
  • sal à gosto
  • molho de soja (3/4 de xícara)
  • ervas e outros temperos à gosto

Jogue a farinha de glúten em uma tigela. Acrescente as duas xícaras de uma vez e misture rapidamente. (Tem que ser de uma vez porque senão depois que forma a massa fica difícil de juntar o resto da água). Depois da massa juntar bem, lave três vezes enchendo a tigela com água e dando uma lavadinha, aí joga a água e enche a tigela novamente e lava. Repetir esse procedimento três vezes.

Coloque em uma tábua de carne e faça com a massa o formato de um cilindro. Corte a massa no tormado que quiser (eu corto em rodelas finas). Leve para cozinhar em uma panela grande com água (até metade da panela), o molho de soja, cebola cortada em 4 (usei apenas uma), 2 dentes de alho inteiros (se quiser pode colocar mais) e limão cortado em 4 (coloquei meio limão). Cozinhe nessa água em fogo de médio para baixo. Eles vão inchar e depois diminuir um pouco o tamanho.

Depois de cozidos. Você pode temperar como quiser. Eu temperei com uma misturinha de temperos para carne que comprei no mercado municipal daqui de Rio Preto. Na mistura tem tomate desidratado e ervas. Muito bom! Se você não tiver, pode temperar com qualquer outra coisa como molho de tomate, fazer espetinho no forno.. o que quiser.

Anota aí como preparei esse e tire suas próprias conclusões:

  • 8 bifes de glutén cortados na metade
  • 1 cebola em cubos
  • 1 colher de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de molho de soja
  • sal
  • tempero para carnes a base de ervas ou qualquer outro de sua preferência

Em uma frigideira anti-aderente doure a cebola no azeite. Junte o alho e deixe dourar. Acrescente o glúten e dê uma fritadinha. Junte os temperos e deixe fritar um pouco. Acrescente o molho de soja e deixe dar uma cozida boa. Aí é só servir com uma saladinha e um arroz!!! Fica maravilhoso.

About these ads

5 comentários sobre “Como fazer Carne de Glúten

  1. Oi Suellen. Boa Tarde.. Tudo bem?
    Queria saber quantas gramas tem esse pacotinho pequeno de farinha glúten, ou quantos copos/xícaras
    obrigada.

  2. Pingback: Temperos fantásticos! | donas no fim de semana

  3. Pingback: Ano Novo para Vegetarianos ou Veganos | donas no fim de semana

  4. Pingback: Yakisoba Vegetariano – uma maneira saudável e rápida de substituir a carne | Donas no fim de semana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s